segunda-feira, 15 de julho de 2013

Novos descontos na luz e gás: Conheça as ofertas - Dinheiro Vivo

Novos descontos na luz e gás: Conheça as ofertas - Dinheiro Vivo

O mercado livre de energia está de novo ao rubro. Terminada a euforia do leilão da Deco também os prazos de adesão aos vários pacotes de outras empresas que surgiram durante o mesmo período da iniciativa da associação, as empresas começam a apresentar novos descontos e, agora, a primeira foi a Galp. No total, há cinco empresas no mercado e, pelo menos, 11 ofertas diferentes. O Dinheiro Vivo compilou as principais, que podem mudar dentro de dias, já que é esperado um contra-ataque por parte da EDP.

Galp
Lançou três novos pacotes com adesão até 30 de setembro que dão desconto apenas no preço da potência do contador, ou seja, a tarifa do consumo de energia é paga por inteiro. Não têm fidelização ou penalização se se mudar de operador antes do final do contrato, que dura um ano.
Plano OnlineNa fatura conjunta, dá 20% de desconto na luz e 10% no gás ou 10% em ambas as energias se optar pela tarifa bi-horária. Se quiser só gás natural, o corte é de 20% e se optar por aderir apenas à eletricidade, o corte é de 15%. Mas só no preço da potência.
A adesão é só pela internet e obriga a fatura eletrónica e pagamento por débito direto.
Plano Base 
Pode aderir e pagar pelos meios tradicionais, por exemplo, por telefone ou por multibanco, mas desconto é menor: na conta conjunta, a redução é de 15% na luz e 10% no gás ou 5% na luz e 10% no gás se quiser bi-horário. Nas contas individuais - só gás ou só eletricidade - o desconto é 10% e não há reduções no bi-horário.
Plano Comfort Mais uma vez, os descontos são apenas no preço da potência do contador. Neste pacote e na conta conjunta, o corte é de 40% na luz e 10% no gás ou então 20% na eletricidade e 10% no gás se optar pelo bi-horário. Caso opte pelas contas individuais, na eletricidade, o desconto é de 25% na tarifa simples e de15% no bi-horário. E quem quiser apenas gás, o desconto é de 40%.

Obriga a pagar 3,90 euros/mês por serviços em casa (como assistência gás), o que pode abater os descontos.
EDP
Casa Total e Casa
O pacote Casa Total dá desconto 2% na eletricidade e 5% no gás, sobre a conta toda (energia consumida e potência do contador) e com qualquer forma de pagamento. Tem bi-horário, mas neste caso não há desconto.
O pacote Casa dá desconto de 2%, mas só na eletricidade e tem de aderir ao débito direto. Por multibanco passa para o mercado livre, mas paga o mesmo que no mercado regulado, ou seja, não há desconto.
Os dois descontos estão disponíveis para adesão a qualquer momento e não obrigam ao pagamento de quaisquer serviços adicionais.
A EDP está ainda a fazer uma concurso que habilita os clientes do mercado livre a ganhar 500 euros para abater à conta da luz durante um ano. Saiba mais aqui.
Endesa
Tarifa Luz
Dá 10% de desconto, mas apenas sobre a potência contratada, tal como a Galp agora. O preço do consumo de energia é pago por inteiro e as tarifas, como são as transitórias, podem mudar de três em três meses. O contrato é válido durante um ano e também não tem penalização se sair antes.
Iberdrola
Dá 5% de desconto, mas apenas no preço da energia, ou seja, da tarifa transitória regulada. A potência é paga por inteiro, ou seja, é muito semelhante ao desconto da Endesa no leilão, mas as condições são menos vantajosas.
O contrato também é válido por um ano e, se sair há uma penalização na qual o cliente tem de pagar o equivalente ao valor mensal da potência contratada multiplicado pelos meses que faltam. Ainda assim, pode pagar por débito direto ou multibanco.
Goldenergy
É uma empresa de gás natural e na oferta em vigor o consumidor não paga o preço da potência, ou seja, só paga o consumo que tem. Isto equivale a um desconto de 20% na fatura. O contrato e o desconto é válido por um ano e não tem fidelização nem penalizações.

Descontos no bi-horário
Na EDP, pode passar para o mercado livre mantendo o bi-horário, mas a tarifa será igual à do mercado regulado. Na Iberdrola e na Endesa não há oferta o quer dizer que, neste momento, só a Galp tem descontos reais no bi-horário - que por norma já permite que a conta fique mais baixa, mesmo sem desconto. Neste caso, a redução é de 10% e 15% consoante o tipo de oferta, mas atenção que o desconto maior obriga a pagar serviços de assistência em casa que pode abater o desconto.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário