O presidente do Tribunal de Contas (TdC), Guilherme d'Oliveira Martins, disse que a instituição já tinha alertado em 2008 para os maus investimentos com os 'swaps', salientando que os gestores públicos têm de ser responsabilizados.
Em entrevista a divulgar hoje de manhã na Antena 1, Guilherme d'Oliveira Martins disse que o TdC tinha alertado antes para o facto de que o dinheiro ganho com os 'swaps' foi depois perdido no dobro ou no triplo.
"A primeira vez que o TdC levantou esta questão, aqui del'rei. Houve gestores que vieram dizer o que é que o TdC tinha a ver com isto. Diziam que estavam a ganhar dinheiro. (...) Os relatórios do TdC dizem que o que foi ganho foi muito perdido, às vezes o dobro, o triplo daquilo que foi ganho, portanto era um mau investimento", disse Oliveira Martins, acrescentando que os gestores "têm de ser responsabilidades porque estão a tratar com dinheiro que é nosso".
Na entrevista, o presidente do TdC salientou que um segundo resgate para Portugal seria "muito negativo", mas mostrou-se convicto de que o país vai conseguir evitá-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário