Afinal parece que pode deixar de ter inveja da amiga alta e espadaúda. Por cada 10 centímetros de altura de uma mulher aumenta em 13% a probabilidade de sofrer de doença oncológica, escreve a revista Time com base num estudo publicado no Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention.
Esta probabilidade acrescida de ter cancro nas mulheres mais altas nota-se principalmente no período pós-menopausa. O estudo analisou quase 21 mil mulheres e dividiu-as em cinco grupos de acordo com a sua altura, sendo o primeiro grupo de mulheres com menos de 1,54 metros de altura.
No final, os investigadores concluíram que as mulheres mais altas tinham entre 13 a 17% mais probabilidade de desenvolver melanoma, cancro da mama, dos ovários, do cólon e do endométrio.
Embora a ligação pareça estranha, estudos anteriores já sugeriam esta associação entre altura e doença oncológica, explicada simplesmente pelo maior número de células que as pessoas mais altas têm, aumentando a probabilidade de algumas delas se desenvolverem anormalmente e se tornarem malignas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário