O ex-ministro das Finanças acusou hoje o anterior Governo de ter sido o principal culpado pela situação herdada no caso dos contratos swap.
"Este governo herdou um problema criado por uma serie de contratos que em vez de reduzirem o risco o potenciaram", afirmou Vítor Gaspar na comissão parlamentar de inquérito à à celebração de contratos de Gestão de Risco Financeiro por Empresas do Sector Público.
Para o antigo ministro, existiu "falta de rigor e transparência" na celebração dos contratos de derivados financeiros celebrados entre a gestão das empresas públicas de transportes e os bancos, que classificou de "pacto faustiano". "A situação herdada pelo atual Governo foi problemática", acusou.
Vítor Gaspar sublinhou que o atual Governo está a "criar condições para impedir a repetição" destes contratos de gestão de risco financeiro e frisou que vai ser aprovado um decreto-lei em breve para impedir esta situação.
"As reuniões de transmissão de pasta foram extremamente úteis para mim", explicou o economista. "Tenho de agradecer ao Professor Teixeira dos Santos a sua disponibilidade", disse Vítor Gaspar, destacando, no entanto, que o "valor acrescentado destes contactos relativamente a estes contratos foi reduzidíssima" .
Nenhum comentário:
Postar um comentário