Troika só desbloqueia nova tranche depois de garantida a estabilidade política | iOnline
Portugal passou na quinta avaliação da troika na semana passada, mas a tranche correspondente (no valor de 4,3 mil milhões de euros) só será desbloqueada depois de garantida a estabilidade política no país, disse ao i fonte governamental.
Apesar desta última avaliação ter sido positiva, com a troika a registar mais uma vez que o programa de ajustamento financeiro “continua no bom caminho”, os receios de instabilidade política levaram a que o aviso fosse feito já nesta altura. A nova tranche tinha ordem para ser transferida em Outubro, mas a troika quis deixarjá claro que Portugal tem primeiro de resolver qualquer foco de instabilidade. Em causa estão os sobressaltos dos últimos dias dentro da coligação que forma o governo.
Sobre esta nova tranche, Passo Coelho já tinha dito na entrevista à RTP que “para que haja inteiramente o desembolso de que o país precisa para o final de Outubro, o FMI precisará de confirmar que as matérias que foram acertadas [durante a quinta avaliação e a revisão do programa de ajustamento português] tenham sido transpostas para o Orçamento” do Estado para 2013. Mas nesta altura isso pode já não parece ser suficiente.
PSD e CDS têm evidenciado desacerto na medida relativa à Taxa Social Única. Ontem, a Comissão Política Nacional do PSD desafiou o CDS para "obter a indispensável manifestação de apoio ao acordo político de coligação". O CDS já fez saber estar disponível para uma conversa ainda hoje, aguardando a resposta do PSD.
Nenhum comentário:
Postar um comentário