segunda-feira, 18 de março de 2013

PT dá bónus de 1,3 milhões a Henrique Granadeiro de prémio de final de mandato | iOnline

PT dá bónus de 1,3 milhões a Henrique Granadeiro de prémio de final de mandato | iOnline

O presidente do conselho de administração não participou na votação do seu prémio.

A Portugal Telecom pagou em 2012 um bónus de final de mandato ao presidente do conselho de administração Henrique Granadeiro. O prémio, atribuído pelo mandato de 2009/11, foi fixado em cerca de 1,3 milhões de euros, dos quais 652 mil foram pagos no ano passado e um “montante igual foi diferido por um período de três anos”, diz o relatório do governo da sociedade, divulgado na sexta-feira à noite.
Os administradores não executivos não têm direito a remuneração variável em função do desempenho da empresa. Mas a comissão de avaliação tem o poder de propor a atribuição de um prémio especial ao presidente do conselho de administração no final de mandato, em função da avaliação do desempenho das suas funções. Esta comissão de avaliação é presidida pelo próprio presidente do conselho de administração, mas Henrique Granadeiro explicou ao i que não participa nas votações relativas aos seus prémios de gestão. O presidente da comissão executiva também está nesta comissão, mas não vota na sua remuneração variável. Em 2012, Zeinal Bava recebeu 1,284 milhões de euros, dos quais 590 mil euros foram bónus.
A administração da PT recebeu no ano passado 8,8 milhões de euros, dos quais 5,7 milhões foram remuneração fixa e 2,439 milhões foram prémios. O valor cresceu 12% face a 2011, em parte pelo bónus de Granadeiro. Para além do prémio pelo anterior mandato, o presidente recebeu remuneração fixa de 618 mil euros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário