Chipre falha novamente acordo sobre empréstimo russo - Internacional - Sol
A segunda reunião realizada hoje em Moscovo entre o vice-primeiro-ministro russo, Igor Chuvalov, e o ministro cipriota das Finanças, Mikhalis Sarris, sobre a ajuda financeira a Chipre terminou sem acordo, informa a agência Ria-Novosti.
"As conversações irão continuar hoje e amanhã, não foram conseguidos quaisquer resultados concretos", declarou à agência um participante nas conversações.
Um porta-voz de Chuvalov confirmou a realização do encontro, mas recusou-se a fazer comentários sobre os resultados.
Sarris veio a Moscovo para pedir a prorrogação por cinco anos e a redução dos juros sobre um crédito de 2,5 mil milhões de euros que foi concedido em 2011.
Visto que o ministro das Finanças do Chipre é acompanhado pelo ministro da Energia, espera-se que o acordo passe pela satisfação do pedido das autoridades cipriotas em troca da concessão da licença da exploração de gás na zona económica da ilha à empresa pública russa Gazprom.
Na véspera, o parlamento cipriota rejeitou a imposição de um imposto sobre os depósitos privados, pedida pelo Eurogrupo.
O Presidente russo, Vladimir Putin, considerou a decisão de Bruxelas "injusta, incompetente e perigosa".
Moscovo deixou claro que reveria a sua posição face à ajuda financeira a Nicósia, pois o novo imposto castiga duramente numerosas empresas e cidadãos russos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário