sexta-feira, 3 de agosto de 2012

RTP, SIC e TVI desistem dos jogos da I Liga - Media - PUBLICO.PT

RTP, SIC e TVI desistem dos jogos da I Liga - Media - PUBLICO.PT

A duas semanas do arranque do campeonato de futebol, o cenário parece quase uma certeza: os jogos da I Liga deverão, pela primeira vez, ser transmitidos apenas pela televisão paga, através da SportTV. O canal já avisou mesmo a ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social) e a Autoridade da Concorrência que ninguém quis comprar os direitos televisivos.


O assunto está em análise na ERC, que na passada semana contactou a RTP, SIC e TVI para um eventual processo de mediação. A ERC pode estabelecer um preço considerado justo e tentar convencer as partes a entenderem-se. Outra hipótese é os três canais dividirem entre si os jogos.

Apesar de a lista dos eventos de interesse público que devem ser emitidos em sinal aberto incluir um jogo por jornada e de a lei da TV dizer que isso é obrigatório, não há qualquer sanção se essa norma não for cumprida nem é possível obrigar a SportTV a vender ou os canais a comprar.

O PÚBLICO sabe que a RTP não vai fazer qualquer proposta e a SIC também não, como confirmou o director-geral, Luís Marques. Nem a TVI, que transmitiu os jogos da I Liga para canal aberto nas duas últimas temporadas.

"Neste momento, não é um processo em aberto", adiantou ontem Rosa Cullell, administradora delegada da Media Capital, à Lusa. "A situação de mercado é muito diferente de há três ou quatro anos e os preços do futebol são muito elevados", justificou.

Ainda menos clara é a situação das transmissões dos jogos da liga espanhola desta temporada, que arranca também dentro de 15 dias. O empresário Miguel Paes do Amaral adquiriu os direitos desta competição para Portugal (substituindo a Sport TV) por três temporadas, a troco de 16 milhões de euros, mas ainda não tem definido um canal para a sua exibição.

Contactado pelo PÚBLICO, o empresário não quis comentar o assunto, nem confirmar se já teria liquidado um primeiro pagamento de um milhão de euros à MediaPro (detentora dos direitos internacionais), que venceu no final do passado mês de Junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário