Os tempos mudam e o consumidor também. Encontrar produtos e serviços ao melhor preço é o desafio de qualquer português. A altura é de crise e de orçamentos familiares asfixiados. Por isso mesmo, as promoções, os cupões e as compras colectivas acabaram por entrar na rotina de grande parte dos clientes. A moda parece que veio para ficar e já não é preciso esperar pela época de saldos para ser possível poupar alguns trocos que podem fazer toda a diferença no final do mês. O i apresenta alguns exemplos onde é possível obter verdadeiros descontos.
Compras colectivas. Descontos até 90%
Groupon As compras colectivas são uma das formas mais populares para obter os melhores preços. A Groupon é um dos sites mais conhecidos e é líder no sector. Mas a oferta ainda é mais vasta e há sites que permitem obter descontos até 90%. Existem também agregadores de todos os sites de descontos. Quanto aos serviços e produtos disponibilizados o leque também é variado: hotéis, restaurantes, férias e lazer, serviços de estética e cultura, etc. Surgiu recentemente uma nova aplicação, o Blink, que apresenta ofertas de última hora de hotéis com reduções médias de 20%.
Bancos. Cartões de crédito dão pontos
Milhas A grande maioria dos cartões de crédito dão pontos que podem ser trocados por produtos ou serviços. É também frequente acumular milhas que podem ser trocadas por viagens aéreas, mas tenha atenção aos prazos de validade, geralmente duram entre os três e os cinco anos. Mas os “descontos” das instituições financeiras não ficam por aqui. Um “bom” envolvimento com o banco permite ter juros mais baixos.
É o caso, por exemplo, da conta-ordenado, cartão de crédito, domiciliação de pagamentos, Plano Poupança Reforma (PPR), entre outros produtos.
Gasolineiras. Pagar menos para abastecer
Desconto por litro Apresentar um cartão de associado a qualquer empresa, banca ou instituição no acto do pagamento já entrou na rotina da maioria dos consumidores. Cada petrolífera tem a sua rede de parcerias e as reduções rondam em média os 6 cêntimos por litro. Mas há casos em que os descontos podem atingir os 12 cêntimos se for abastecer em determinado fim-de-semana. A Galp tem, por exemplo, promoções cruzadas com o Continente. Neste momento há mais de 25 promoções nas redes da Galp, da Repsol, da Cepsa e da BP. Basta escolher.
Cartões de lojas. Oferta variada e para todos os gostos
Pontos acumulados Nas lojas o universo de reduções é maior e mais variado. Há ofertas para todos os gostos, que podem ir desde refeições grátis, quando atingir a décima refeição, até à oferta de descontos em perfumarias, lojas de roupa, entre muitas outras. Por exemplo, o cartão FNAC permite ter isenção na taxa de emissão de bilhetes para espectáculos e oferece descontos de 10% em muitos produtos. Já a SportZone permite acumular pontos no cartão que mais tarde podem ser descontados em cheques-vale ou directamente na loja. Mas estas são algumas das muitas ofertas que existem.
Cupões. Os “pais” dos descontos
Folhetos Quem não se lembra de ver a oferta de descontos em cupões das mais variadas revistas ou em embalagem dos próprios produtos? Os cupões poderão ser mesmo encarados como os “pais” dos descontos.
É frequente encontrar nos folhetos dos hipermercados vales de desconto que podem ser abatidos no valor da compra ou convertidos no cartão da grande superfície para mais tarde ser descontado. Não se esqueça, no entanto, que no caso dos folhetos promocionais existe um prazo para beneficiar do preço
de “saldo” imposto por uma data limite.
Ginásios. Peso pode ditar valor da inscrição
Peso Há ginásios que fazem reduções de preço na inscrição consoante o peso ou os centímetros da cintura. Levar amigos a inscreverem-se também pode dar direito a uma mensalidade grátis. Por exemplo, na cadeia Vivafit, a adesão experimental dá direito ao circuito de livre trânsito durante um mês e se tiver o cartão Lisboa Viva tem direito a um desconto de 20 euros na inscrição. Esta cadeia de ginásios femininos também tem uma série de protocolos com várias empresas. Até ao final do mês, o Holmes Place permite ser sócio por um mês a partir de 39 euros em alguns clubes.
Aprenda a obter os melhores descontos
Cartões das superfícies
• Os cartões são gratuitos e, na maioria dos casos, dão descontos quando se atinge determinado valor em compras. Além disso, há promoções específicas para quem detém este cartão. Geralmente basta preencher um formulário com os seus dados pessoais
Newsletters dos sites
• Há vários sites onde basta introduzir o email para, a partir daí, começar a receber informações sobre as mais variadas reduções. Aqui pode aceder a qualquer espécie de artigos, desde viagens a electrodomésticos, passando por artigos de beleza
Comparação de preços
• Antes de comparar um produto com desconto não se esqueça de comparar o preço real do mesmo. Muitas vezes as compras são feitas por impulso e arrisca-se a cair numa manobra de marketing
Analise validade
• A maioria dos cupões e descontos têm um prazo de validade, não os deixe esquecidos em casa. O ideal é juntar todosno mesmo sítio e use os que perdem primeiro a validade. Caso contrário arrisca-se a gastar dinheiro e perder a oportunidade por um simples esquecimento
Groupon As compras colectivas são uma das formas mais populares para obter os melhores preços. A Groupon é um dos sites mais conhecidos e é líder no sector. Mas a oferta ainda é mais vasta e há sites que permitem obter descontos até 90%. Existem também agregadores de todos os sites de descontos. Quanto aos serviços e produtos disponibilizados o leque também é variado: hotéis, restaurantes, férias e lazer, serviços de estética e cultura, etc. Surgiu recentemente uma nova aplicação, o Blink, que apresenta ofertas de última hora de hotéis com reduções médias de 20%.
Bancos. Cartões de crédito dão pontos
Milhas A grande maioria dos cartões de crédito dão pontos que podem ser trocados por produtos ou serviços. É também frequente acumular milhas que podem ser trocadas por viagens aéreas, mas tenha atenção aos prazos de validade, geralmente duram entre os três e os cinco anos. Mas os “descontos” das instituições financeiras não ficam por aqui. Um “bom” envolvimento com o banco permite ter juros mais baixos.
É o caso, por exemplo, da conta-ordenado, cartão de crédito, domiciliação de pagamentos, Plano Poupança Reforma (PPR), entre outros produtos.
Gasolineiras. Pagar menos para abastecer
Desconto por litro Apresentar um cartão de associado a qualquer empresa, banca ou instituição no acto do pagamento já entrou na rotina da maioria dos consumidores. Cada petrolífera tem a sua rede de parcerias e as reduções rondam em média os 6 cêntimos por litro. Mas há casos em que os descontos podem atingir os 12 cêntimos se for abastecer em determinado fim-de-semana. A Galp tem, por exemplo, promoções cruzadas com o Continente. Neste momento há mais de 25 promoções nas redes da Galp, da Repsol, da Cepsa e da BP. Basta escolher.
Cartões de lojas. Oferta variada e para todos os gostos
Pontos acumulados Nas lojas o universo de reduções é maior e mais variado. Há ofertas para todos os gostos, que podem ir desde refeições grátis, quando atingir a décima refeição, até à oferta de descontos em perfumarias, lojas de roupa, entre muitas outras. Por exemplo, o cartão FNAC permite ter isenção na taxa de emissão de bilhetes para espectáculos e oferece descontos de 10% em muitos produtos. Já a SportZone permite acumular pontos no cartão que mais tarde podem ser descontados em cheques-vale ou directamente na loja. Mas estas são algumas das muitas ofertas que existem.
Cupões. Os “pais” dos descontos
Folhetos Quem não se lembra de ver a oferta de descontos em cupões das mais variadas revistas ou em embalagem dos próprios produtos? Os cupões poderão ser mesmo encarados como os “pais” dos descontos.
É frequente encontrar nos folhetos dos hipermercados vales de desconto que podem ser abatidos no valor da compra ou convertidos no cartão da grande superfície para mais tarde ser descontado. Não se esqueça, no entanto, que no caso dos folhetos promocionais existe um prazo para beneficiar do preço
de “saldo” imposto por uma data limite.
Ginásios. Peso pode ditar valor da inscrição
Peso Há ginásios que fazem reduções de preço na inscrição consoante o peso ou os centímetros da cintura. Levar amigos a inscreverem-se também pode dar direito a uma mensalidade grátis. Por exemplo, na cadeia Vivafit, a adesão experimental dá direito ao circuito de livre trânsito durante um mês e se tiver o cartão Lisboa Viva tem direito a um desconto de 20 euros na inscrição. Esta cadeia de ginásios femininos também tem uma série de protocolos com várias empresas. Até ao final do mês, o Holmes Place permite ser sócio por um mês a partir de 39 euros em alguns clubes.
Aprenda a obter os melhores descontos
Cartões das superfícies
• Os cartões são gratuitos e, na maioria dos casos, dão descontos quando se atinge determinado valor em compras. Além disso, há promoções específicas para quem detém este cartão. Geralmente basta preencher um formulário com os seus dados pessoais
Newsletters dos sites
• Há vários sites onde basta introduzir o email para, a partir daí, começar a receber informações sobre as mais variadas reduções. Aqui pode aceder a qualquer espécie de artigos, desde viagens a electrodomésticos, passando por artigos de beleza
Comparação de preços
• Antes de comparar um produto com desconto não se esqueça de comparar o preço real do mesmo. Muitas vezes as compras são feitas por impulso e arrisca-se a cair numa manobra de marketing
Analise validade
• A maioria dos cupões e descontos têm um prazo de validade, não os deixe esquecidos em casa. O ideal é juntar todosno mesmo sítio e use os que perdem primeiro a validade. Caso contrário arrisca-se a gastar dinheiro e perder a oportunidade por um simples esquecimento
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