Alemanha ameaça bloquear nova tranche de ajuda à Grécia
Pode estar em causa nova ajuda à Grécia
D.R.
D.R.
Se o relatório da troika na Grécia for negativo, a Alemanha está pronta para vetar nova ajuda ao país em crise. O vice-presidente do governo de Angela Merkel, Michael Fuchs, ameaçou bloquear nova ajuda numa entrevista ao jornal económico Handelsblatt, que é publicada amanhã.
"Pode citar-me: mesmo que o copo esteja meio cheio, não é o suficiente para um novo pacote de ajuda", disse, citado pela AFP. "A Alemanha não pode nem vai concordar com isso."
O novo relatório da troika, composta por inspectores da União Europeia, FMI e Banco Central Europeu, deverá ser conhecido em meados de setembro. Com base neste relatório, será decidido se Atenas recebe ou não a próxima tranche de fundos, na ordem dos 31,5 mil milhões de euros, vital para a sobrevivência da economia grega.
Michael Fuchs disse ao jornal que o veto será usado mesmo que outros países insistam na entrega da tranche. "A Alemanha vai usar o seu veto", garantiu, se concluir que a Grécia "não cumpriu os requisitos."
Outra declaração importante refere-se à tão discutida saída da Grécia da zona Euro. Embora sublinhe que não é possível forçar um país a abandonar a moeda única, admitiu que "o governo grego sabe o que precisa de fazer se não estiver em condições de cumprir os requisitos de reforma." Além disso, informou, a Alemanha "chegou ao limite do que pode suportar".
Fuchs também se opõe à possibilidade de o Banco Central Europeu fornecer mais empréstimos de emergência à Grécia. "O BCE não pode abrir formas de contornar a situação e fornecer dinheiro que os gregos não conseguiriam a partir do fundo de resgate europeu".
Membros do governo de Merkel estão agora a questionar publicamente a capacidade de a Grécia se manter na zona Euro, apesar de a informação oficial é de que irão esperar pelos resultados do relatório da troika.
Nenhum comentário:
Postar um comentário