10 erros de linguagem corporal que podem custar-lhe o emprego - Dinheiro Vivo
Ter um currículo perfeitamente elaborado e uma carta de motivação bem escrita pode levá-lo a ser chamado para uma entrevista mas é preciso muito mais para ser contratado.
Uma boa apresentação e respostas na ponta da língua são requisitos essenciais para ter sucesso numa entrevista mas o não sorrir, a falta de postura ou o evitar o contacto visual podem custar-lhe o emprego. Saiba quais os 10 erros de linguagem corporal que podem lhe custar o emprego, segundo a Forbes.
# 1 Aperto de mão fraco
Antes de apertar a mão, levante-se e dirija-se ao entrevistador com confiança, estabeleça contacto visual e sorria. “Certifique-se que o aperto é firme mas sem esmagar a mão do entrevistador”, diz a perita de linguagem corporal e autora Patti Wood.
“O segredo para um grande aperto de mão é o contacto entre as palmas. Faça a sua mão deslizar de encontro à outra e estabeleça contacto palma-com-palma. Encaixe os polegares de encontro ao entrevistador e aplique a mesma quantidade de pressão que ele ou ela. Mas recorde-se que a quantidade de pressão apropriada varia de cultura para cultura”.
# 2 Invasão de espaço pessoal
Respeite o espaço pessoal do entrevistador. Não fique muito próximo e esqueça qualquer tipo de tentativa de abraço.
# 3 Cruzar os braços
Isto pode torná-lo mais defensivo ou inconfortável. Dê uso aos seus braços e opte por gesticular de acordo com o seu discurso. Desta forma, vai parecer mais entusiasta e criar maior empatia.
# 4 Brincar com o cabelo
“É uma bengala que faz uma pessoa parecer mais infantil”, explica Wood. Não distraia o entrevistar com este erro craso de linguagem corporal.
# 5 Má postura
“Senta-te direito”, é uma das frases que as mães mais dizem aos seus filhos, e com razão, segundo Patti Wood. “A linguagem corporal assimétrica pode fazê-lo parecer confuso ou desonesto”.
# 6 Falta de contacto visual
“É normal o candidato não olhar directamente para o entrevistador quando está a falar”, diz Wood. “É normal olhar à volta quando estamos a falar porque estamos a aceder a diferentes partes do cérebro ao movermos os olhos. Mas fique atento e estabeleça contacto visual quando o entrevistador está a falar”. Pense no contacto visual como uma ferramenta de ligação.
# 7 Parecer desinteressado
“Não há problema em ter uma face muito expressiva”, afirma Wood. “Torna-o mais simpático”. Mas esteja atento às suas expressões faciais e não olhe para o seu relógio ou telemóvel durante a entrevista.
# 8 Sorriso q.b.
É muito fácil parecer nervoso ou hostil. Sorria mas subtilmente.
# 9 Inquietação
Não toque na sua cara, brincar com os trocos no bolso ou morder as unhas. Estar inquieto é uma distracção e demonstra ansiedade.
# 10 Esconder as suas mãos
“Não se sente sobre as suas mãos ou esconda-as no seu colo”, explica a perita. “Coloque-as nos braços da sua cadeira, sobre a mesa ou use-as para gesticular. A gesticulação faz parece-lo mais expressivo e o entrevistador pode ler quanto aberto e honesto uma pessoa é ao olhar para as suas mãos”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário