quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Exército sírio está a carregar bombas com gás sarin | iOnline

Exército sírio está a carregar bombas com gás sarin | iOnline

A televisão norte-americana NBC noticiou que estariam a ser carregadas bombas com gás sarin para lançar na Síria por via aérea depois de, na quarta-feira, o exército sírio ter bombardeado a periferia de Damasco, onde confrontos violentos opõem soldados e rebeldes.
A notícia da NBC cita responsáveis norte-americanos que falaram sob a condição de anonimato.
Nesta fase, "os bidões" carregados com componentes do gás sarin, um neurotóxico mortal, não foram colocadas nas asas dos aviões e o presidente sírio não deu ordem para usá-los, acrescentou a NBC.
Segundo a CNN, os serviços secretos israelitas, turcos, libaneses e jordanos estão em contacto estreito com os seus homólogos norte-americanos para definir as ações a tomar.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, apelou a todas as partes para "pararem imediatamente" os combates e, em carta entregue às autoridades sírias na terça-feira, dirigida ao presidente Bashar al-Assad, advertiu que a utilização de armas químicas seria um "crime escandaloso com consequências desastrosas".
A NATO e vários países ocidentais consideraram inaceitável a possibilidade de o regime sírio usar armas químicas contra as forças da oposição, depois de um responsável norte-americano ter afirmado na segunda-feira que Damasco estaria a tentar reunir os componentes necessários à produção de gás sarin, um neurotóxico que provoca a paralisia total e depois a morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário