sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Turistas portugueses realizaram 3,7 milhões de viagens entre abril e junho - Dinheiro Vivo

Turistas portugueses realizaram 3,7 milhões de viagens entre abril e junho - Dinheiro Vivo

Os portugueses realizaram 3,7 milhões de viagens turísticas no segundo trimestre do ano, mais 6,7% do que no mesmo período do ano passado, segundo dados do INE. No conjunto do primeiro semestre, o número de viagens atingiu os 7,1 milhões, um acréscimo de 13,4% em relação ao mesmo período de 2011.O alojamento particular gratuito foi o preferido pelos turistas portugueses, tendo subido para os 73% no segundo trimestre, um aumento em relação aos 64,6% do mesmo período de 2011.
No total do primeiro semestre, o alojamento particular gratuito representou 74% das dormidas, contra os 66,4% do período homólogo. Este aumento deveu-se, sobretudo, à quebra nas dormidas em hotéis e pensões, que diminuíram para 18,6% no primeiro semestre do ano, face aos 24,9% do período homólogo de 2011.
O alojamento particular pago e outros tipos de alojamentos coletivos, por sua vez, constituíram apenas 7% do total de dormidas do semestre.

Em relação ao número total de dormidas, registaram-se cerca de 11,8 milhões entre abril e junho, um valor semelhante ao registado no período homólogo de 2011.
No segundo trimestre de 2012, junho foi o mês que registou maior número de turistas, com 9% da população residente em Portugal a realizar pelo menos uma deslocação, com uma ou mais dormidas.
De abril a junho, 50,2% dos turistas portugueses eram do sexo feminino, 32,7% tinham entre 45 e 64 anos e 68,9% dos que viajaram por motivos "profissionais ou de negócios" eram do sexo masculino.
As viagens em território nacional representaram cerca de 90% - 3,3 milhões - do total no segundo trimestre do ano, com as deslocações para o estrangeiro a ficarem-se pelos 10,1% - 372 mil.
Ainda que o número de viagens tenha aumentado 6,7%, o número médio de noites por viagem diminuiu para 3,2%, face aos 3,4% do mesmo período do ano passado.
O aumento do número de viagens no primeiro semestre deveu-se, segundo o INE, ao acréscimo de mais 17,8% nas deslocações para visita a familiares e amigos, com uma variação de mais 5,8% nas deslocações por "lazer, recreio ou férias".
O automóvel foi o transporte mais utilizado, representando 80,2% das deslocações no segundo trimestre, um valor similar aos 80% do ano passado.

O avião foi utilizado em 8,2% das viagens e os restantes meios de transporte (outros veículos particulares, rodoviário, ferroviáro e marítimo) ficaram-se pelos 12% do total.
No primeiro semestre, 78,1% das viagens realizaram-se sem marcação antecipada de serviços, incluindo transporte e alojamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário