FMI alerta que países pobres enfrentam dificuldades de financiamento "insustentáveis" | iOnline
Os países pobres podem enfrentar dificuldades de financiamento "insustentáveis", devido ao impacto da crise económica e à redução da ajuda internacional, alertou o Fundo Monetário Internacional (FMI).
De acordo com um comunicado emitido na quinta-feira pelo FMI, o abrandamento económico mundial poderá ter "consequências importantes" nos países pobres, reduzindo os recursos, complicando o financiamento e agravando os défices.
No entanto, "com os países doadores a enfrentar severas restrições orçamentais, alguns países com rendimentos baixos poderão ter dificuldades para financiar a subida dos seus défices", alertou o conselho de administração do Fundo, que representa os 188 Estados-membros.
O Fundo conclui ainda que "as necessidades de financiamento insustentáveis poderão surgir em países de fracos rendimentos", que devem, por isso, preparar-se para adotar planos de poupança para reduzir as suas despesas.
"A dimensão deste ajustamento deve ter em conta a margem de manobra orçamental dos países e as suas perspetivas económicas", refere o FMI, numa altura em que a eficácia dos programas de austeridade dos países ricos é posta em causa.
A instituição salvaguarda, no entanto, que os países que têm uma "margem de manobra suficiente" devem manter uma política de investimento público "favorável ao crescimento", sobretudo em infraestruturas, para amortecer o choque do abrandamento económico mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário