As mesas de voto abriram este domingo de manhã em duas regiões de Espanha, o País Basco e a Galiza, que elegem os parlamentos locais, num escrutínio de risco para o chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy, acossado pela crise económica e pelo aumento do nacionalismo.
foto RAFA RIVAS/AFP |
Laura Mintegi, candidate do partido pro-independencia basco Euskal Herria Bildu (Eh Bildu) |
Debaixo de chuva, os primeiros eleitores do País Basco, uma próspera região do norte de Espanha, meteram os pés ao caminho para as mesas de voto, uma ano após o anúncio histórico grupo armado ETA, a 20 de outubro de 2011, de pôr fim à violência.
Na ressaca deste anúncio, a Esquerda independentista reagrupada na coligação Eh Bildu, deverá, de acordo com as sondagens, ganhar terreno e colocar-se na segunda posição, atrás dos nacionalistas conservadores do PNV.
O crescimento dos partidos nacionalistas deve constituir um desafio suplementar para o Governo, de Direita, que já enfrenta uma onda separatista que vem da Catalunha, outra possante região económica de Espanha: a crise económica está a alimentar o nacionalismo, a menos de um mês das eleições regionais catalãs, marcadas para 25 de novembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário