Portugal entre o Kuwait e o Cazaquistão no índice de liberdade económica - Economia - Sol
Portugal é o 67.º país do mundo com maior liberdade económica, segundo a lista elaborada todos os anos pela Heritage Foundation, um lugar ocupado entre o Kuwait e o Cazaquistão, sendo que a classificação é liderada por Hong-Kong.
Segundo a fundação americana, Portugal atinge em 2013 uma pontuação de 63.1 no máximo de 100 quando o líder Hong-Kong chegou aos 89.3 pontos.
"A classificação de Portugal é essencialmente a mesma do ano passado e conseguiu ganhar alguns pontos devido ao controle da despesa e ao combate à corrupção, mas que foram ofuscados pela diminuição ao nível da liberdade monetária e do trabalho", refere o relatório.
Em termos europeus, Portugal ocupa o 31.º posto em 43 países e a sua pontuação geral está acima da média mundial e a Heritage Foundation ressalta que o país, "num ambiente económico e político desafiador", tem vindo a sofrer os necessários ajustamentos estruturais.
"Os esforços em curso têm-se centrado na redução do sector público ineficiente e de grandes dimensões, uma melhor gestão das finanças públicas e na venda das empresas estatais", adianta o documento, acrescentando que foram adoptadas reformas significativas no mercado de trabalho, "incluindo legislação para melhorar a flexibilidade do tempo de trabalho e reduzir as indemnizações".
Para o futuro, o Heritage Foundation destaca uma economia em recessão "pelo terceiro ano consecutivo", sendo que o Governo "enfrenta obstáculos significativos em seguir as medidas chave", perspectivando fraco crescimento.
Em comparação com os países em resgate na zona euro, Portugal está bem pior que a Irlanda (11.º) e bem melhor que a Grécia (117.º) e quando comparado com os países do Sul, Espanha supera Portugal no posto 46.º, enquanto a Itália está abaixo no lugar 83.º.
Comparando com os países de língua portuguesa, Portugal só é batido por Cabo Verde (65.º), já que Brasil (100.º), Moçambique (123.º) e Guiné-Bissau (138.º) estão piores classificados.
De notar ainda que Angola (158.º), São Tomé e Príncipe (153.º) e Timor-Leste (166.º) estão no grupo dos países em que o Heritage Foundation considera existir repressão na liberdade económica, onde o último classificado é a Coreia do Norte (177.º).
Esta listagem é ainda dividida em cinco escalas de liberdade económica: liberdade total, liberdade, liberdade moderada, pouca liberdade e liberdade repressiva.
Para além do líder Hong-Kong, o segundo posto é ocupado por Singapura, seguido de Austrália, Nova Zelândia e Suíça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário