Fisco ponderou sortear automóveis e casas pelos contribuintes | iOnline
O Fisco ponderou sortear automóveis e casas aos contribuintes que registassem as faturas das suas compras, em alternativa à medida que acabou por ser escolhida de deduzir 250 euros no IRS, disse hoje o diretor-geral da Autoridade Tributária (AT).
Azevedo Pereira, numa conferência hoje em Lisboa sobre faturação eletrónica, disse ter equacionado a possibilidade de atribuir a contribuintes sorteados três automóveis por semana e uma casa trimestralmente, uma medida de combate à evasão fiscal que é utilizada no Brasil.
Salientando que o custo deste medida teria um retorno rápido, o diretor da AT salientou que o Executivo acabou por escolher a dedução de 5% das faturas registadas pelos contribuintes, que permite uma dedução até ao máximo de 250 euros, uma medida que pode custar aos cofres do Estado 80 milhões de euros.
Azevedo Pereira fez ainda um balanço da fatura eletrónica, para dizer que neste primeiro mês foram detetados 241 operadores em situação irregular, mas escusou precisares de que setores da economia.
“E quase não cruzamos dados”, ressalvou, salientando que o registo das faturas no site da AT não vai permitir erradicar por completo a evasão fiscal, mas permite agora mais meios para a combater.
Azevedo Pereira explicou que estas irregularidades foram detetadas devido aos 61 mil contribuintes que já registaram as suas faturas no portal da AT.
Neste primeiro mês, em que estão em vigor as novas regras de faturação eletrónica, 3.550 operadores económicos inseriram no portal o valor das faturas das suas transações, e destes a maioria (2.821) são pequenos comerciantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário