terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Lisboa poderá ser primeira cidade inteligente da Europa já no próximo ano - Dinheiro Vivo

Lisboa poderá ser primeira cidade inteligente da Europa já no próximo ano - Dinheiro Vivo

Os japoneses estão cada vez mais voltados para as energias alternativas e querem implementá-las na cidade de Lisboa para que a capital possa tornar-se na primeira cidade inteligente da Europa. Se tudo correr bem, na primeira metade do próximo ano, o projeto já estará a andar, como explicou o secretário de Estado do Empreendedorismo ao Dinheiro Vivo.
O Governo português quer que o conhecimento nipónico ajude ao desenvolvimento do País e das empresas nacionais e como tal foi ao Japão para dar seguimento ao Memorando de Entendimento assinado em Março deste ano com a organização oficial do Japão para o Desenvolvimento de Novas Energias e Tecnologias Industriais (NEDO), e que pretende criar uma smart comunity em Portugal.
O memorando pressupõe a criação em Portugal de um conjunto de tecnologias de ponta voltadas para a área da mobilidade e eficiência energética, que já estão em andamento em várias cidades japonesas. Os edificíos e espaços urbanos serão mais sustentáveis, o que beneficiará a população e as empresas nacionais, que serão chamadas a participar.
Carlos Oliveira, secretário de Estado da inovação e empreendedorismo lembra que depois do memorando e de um seminário que pensou o tema, está agora a ser realizado trabalho técnico que permitirá avançar com o projeto. “Estamos numa fase de avaliação, mas se o projeto for para a frente esperamos que esteja a iniciar-se durante a primeira parte do ano de 2013”, disse ao Dinheiro Vivo.
“As empresas nacionais já estão a participar”, algumas foram com os secretários de Estado do empreendedorismo e energia ao Japão, e outras serão chamadas durante o desenvolvimento do projeto que também irá envolver empresas japonesas, que vão abrir caminho a esta criação inteligente em Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário