sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Portugal. Recessão de 4,6% e necessidade de segundo resgate em 2013 | iOnline

Portugal. Recessão de 4,6% e necessidade de segundo resgate em 2013 | iOnline

As previsões são do Citigroup, que prevê também uma descida do rating da dívida portuguesa.

As previsões Citigroup para Portugal apontam para uma contracção de 4,6% no PIB em 2013, depois da queda estimada de 3,3% este ano. Dado este cenário negro para a economia portuguesa, o Citigroup estima que Portugal vai falhar as metas do défice que estão inscritas no Orçamento do Estado e, consequentemente, não conseguirá regressar aos mercados no próximo ano, como está previsto no programa de ajustamento.
Neste contexto, o Citigroup aguarda que Portugal precise de um segundo resgate, ou extensão do primeiro, que consiga cobrir as necessidades de financiamento do país até, pelo menos, ao final de 2014.
A longo prazo, a perspectiva do Citigroup para Portugal é ainda mais negativa. Estima que no prazo de dois a três anos o rating será reduzido para CCC (cinco níveis abaixo do actual), por acreditar que a dívida pública terá de ser alvo de “algum tipo de reestruturação, que coloque o stock da dívida em níveis sustentáveis”.
Rating reduzido O Citigroup estima que as agências de notação financeira Standard & Poor’s e Moody’s vão reduzir o rating de Portugal um nível, ao longo dos próximos nove meses. Apesar de a visão ser ainda negativa, o Citigroup está menos pessimista com o rating de Portugal, já que em Julho antevia que o corte a efectuar nos nove meses seguintes fosse de dois níveis.
Esta postura mais optimista deve-se sobretudo, segundo explica o Citigroup numa nota de “research” a que o “Jornal de Negócios” teve acesso, às medidas anunciadas recentemente pelo Banco Central Europeu e à probabilidade de a Grécia não abandonar a zona euro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário