Que o stress do trabalho, se não mata, envelhece, já todos sabemos. Agora que beber por uma palhinha ou dormir com a cara virada para baixo também pode acelerar o envelhecimento é que parece novidade. Segundo um artigo publicado pela Fox News, que recorre à análise de vários especialistas, há outras razões para o envelhecimento. Muitas delas decorrem de hábitos diários aparentemente normais, mas em relação é preciso ter cuidado. Saiba aqui quais os 10 principais hábitos que deve mudar. Já!
Assim, à cabeça surge...
1. Trabalha em multitasking. Em português significa fazer muitas tarefas ao mesmo tempo e durante muito tempo. É uma das maiores causas de stress do ser humano. Segundo vários estudos, o estress crónico provoca a liberação de radicais livres, as moléculas instáveis que danificam as células e são responsáveis pelo envelhecimento. Por isso, em vez de tentar fazer tudo ao mesmo tempo, concentre-se numa tarefa de cada vez. Ler também:Profissões mais bem pagas e com menos stress
2. Passa grande parte do dia sentado. As consequências são sobejamente conhecidas. Pessoas que não se levantam da cadeira têm maior probabilidade de ter doenças de fígado, cardiovasculares, obesidade e cancro. Um estudo realizado junto de 11 mil australianos (25 anos e mais velhos) e publicado no British Journal of Sports Medicine refere que quem pratica mais de 150 minutos ou mais de ginástica por dia vive entre mais 10 e 13 anos do que os sedentários. Atenção também à coluna, que sujeita a uma má postura pode causar stress nos músculos, discos e ossos.
3. Dorme 5 horas de sono ou menos. Não só faz papos debaixo dos olhos como, praticada de forma recorrente, diminui o tempo de vida útil. "Dormir entre 7 a 8 horas é o ideal", diz Raymond Casciari, chefe de serviço no hospital St.Joseph Hospital, Orange, Califórnia. Conselho: vá para a cama mais cedo, se sentir sintomas de privação do sono que incluem falta de energia durante o dia, lentidão mental, problemas de atenção ou aumento de peso, defende Casciari.
4. Ou quando dorme, fá-lo com a cara virada para almofada. O tecido conjuntivo e o colagénio na cara torna-se mais fraco com a idade. "Então, quando se dorme com o mesmo lado (esquerdo, direito ou frente) da cara noite após noite, a pele não volta ao normal quando se é jovem", diz James C.Marotta, cirurgião plástico. As linhas criadas pela almofada tornam-se permanentes, pelo que o conselho é dormir de barriga para cima ou optar por uma almofada de cetim ou moldável ao rosto.
5. Faz maratonas a ver televisão. O mesmo estudo do British Journal of Sports Medicine revela que por cada hora de televisão consumida, estes adultos cortam a sua esperança de vida em 22 minutos. Ou seja, uma pessoa que vê, em média 6 horas de televisão por dia, vive menos 5 anos dos que veem horas adequadas de TV. A explicação do médico: quando estamos sentados mais de 30 minutos, o nosso corpo começa a depositar açúcar nas células.
6. Não usa creme para os olhos e só protetor solar nas férias. Os cremes para os olhos mais eficazes são os que contém Retin A, uma forma de vitamina A. Mas há também bons cremes hidratantes, antioxidantes, ácido hialurónico e vitamina C. "Estes promovem a formação de colagénio e elastina para reafirmar a pele e reduzir as linhas finas à volta dos olhos", dizem os dermatologistas. Já em relação aos protetores solares, a dermatologista Sarah L.Taylor, da Wake Forest Baptist Medical Center, diz que a primeira causa para o envelhecimento da pele é a exposição aos raios ultravioletas. Porque este perigo existe mesmo em dias nublados, usar sempre creme com índice de proteção entre 30 e 50
7. Usa demasiada maquilhagem. Quantidades excessivas de maquilhagem tapam os poros, além de que o uso de produtos com fragrâncias, químicos irritantes e agentes com álcool podem secar a pele, removendo os seus óleos naturais, o que provoca linhas de rugas prematuras.
8. Raramente dispensa a sobremesa. "Internamente, as moléculas do açúcar ligam-se às fibras de proteína em cada uma de nossas células", diz Susan Stuart, médica-dermatologista de San Diego, Califónia, EUA. Este processo negativo (glicação) pode resultar na perda de brilho, olheiras, perda de tom, inchaço, aumento das linhas finas das rugas e perda de contornos faciais e aumento dos poros.
9. Baniu toda a gordura da sua alimentação. Errado, pois há gordura que necessária porque é saudável. É o caso do omega 3, presente nos óleos de determinados peixes (salmão e cavala) e alguns frutos secos (nozes e linhaça). Mantém a pele nutrida, pelo que previnem as rugas, além de fazerem bem ao coração e ao cérebro, recomenda Franci Cohen, nutricionista em Nova Iorque.
10. Bebe as bebidas por uma palhinha. Janet Prystowsky, dermatologista de Nova Iorque, defende que o desvio dos olhos para a palhinha pode causar linhas à volta dos olhos, tal como rugas à volta da boca, por causa da força da sucção. O mesmo acontece quando se fuma. Bebidas, sempre nos copos.