sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Os novos preços para 2016 - NEGOCIOS.PT

Da electricidade à água, passando pelas portagens e telecomunicações saiba quanto vão aumentar as facturas em 2016.
ELECTRICIDADE
A factura da luz vai aumentar em média 2,5% para as famílias portuguesas. Esta actualização das tarifas significa um aumento de 1,18 euros para uma conta mensal de 47,6 euros. Os novos preços vão abranger 1,9 milhões de clientes que ainda se encontram no mercado regulado, o que corresponde a 12% do consumo total.
ÁGUA
A partir de dia 1 de Janeiro a conta da água fica mais cara. O preço vai aumentar em média 33 cêntimos por mês para a maioria dos clientes da EPAL.
GÁS
As tarifas do gás natural vão manter-se inalteradas no início de 2016. As actualizações para os clientes no mercado regulado só são feitas a 1 de Julho, não sendo por isso conhecidos os novos valores. As tarifas para o ano 2015/2016 recuaram em média 7,3%.
TELECOMUNICAÇÔES
Em 2016 a factura dos serviços de telecomunicações vai subir em média 3%, um valor em linha com a actualização feita em 2015. Os preços na Meo vão aumentar cerca de 2,5% a partir do dia 1 de Janeiro. A Nos não divulgou a média das actualizações que vai implementar logo no arranque do novo ano também, mas de acordo com as informações disponíveis no seu site, vão rondar os 3%. Já os clientes da Vodafone vão ver os preços aumentarem entre 2% e 3% a partir de 13 de Janeiro.
PORTAGENS
A maioria das taxas de portagem nas auto-estradas nacionais ficará inalterada a 1 de Janeiro de 2016, pelo terceiro ano consecutivo. Mas há aumentos de cinco cêntimos em 34 das 550 tarifas de portagens que lhe estão concessionadas à Infraestruturas de Portugal.Já as portagens nas pontes 25 de Abril e Vasco da Gama, concessionadas à Lusoponte, vão sofrer uma actualização a 1 de Janeiro e 2016 que varia entre os 0,05 euros, para os veículos de classe 1 em ambas as travessias, e os 0,15 euros, na classe 4 na ponte Vasco da Gama.
TRANSPORTES
Nos transportes públicos também não haverá alterações nos preços em 2016. Os títulos dos transportes da Carris, STCP, metros de Lisboa e Porto e Transtejo/Soflusa não vão sofrer qualquer actualização em função da taxa de inflação.
RENDAS
Os proprietários de imóveis arrendados vão poder aumentar as rendas em 0,16%, uma variação praticamente nula. Em 2015 não houve alteração no valor das rendas. O aumento previsto para 2016 não se aplica aos contratos antigos, os quais têm sofrido grandes aumentos na sequência da nova Lei das Rendas.