terça-feira, 5 de maio de 2015





Crise do imobiliário foi contornada com imaginação
06/04/2015 | 16:14 |  Dinheiro Vivo

Esta casa em Valência, Espanha, só custou dez euros ao novo dono, mas quem a vendeu recebeu mais 255% do que tinha estimado (90 mil euros). A ideia foi contornar a crise do imobiliário e oferecer a possibilidade de se comprar uma casa a trocou de quase nada, sem que isso impossibilitasse o retorno para os vendedores.

Comecemos pelo princípio. Uma família espanhola herdou uma casa em Valência com quatro quartos, perto da praia e, ao mesmo tempo, de uma área de ski. Quando a tentaram vender, a crise financeira já estourara na Europa e o mercado imobiliário espanhol estava arrasado.
Perante a incapacidade de manter o imóvel e a certeza de que poucos espanhóis estariam em condições para adquirir a casa, que avaliavam em 90 mil euros, a família começou a pensar numa forma de vender.
Várias ideias vieram para cima da mesa e várias foram descartadas. A melhor? Rifar a bela moradia que ficara de herança. "Rifar a casa pareceu-nos uma hipótese interessante - as pessoas deviam ter a possibilidade de adquirir uma casa a preço low-cost e nós conseguimos cobrir os custos", admite Pepe Bolumar, 35 anos, citado pelo The Guardian.
Depois de tratadas as questões legais - nunca antes uma casa tinha sido leiloada desta forma em Espanha - com as Finanças, os donos da casa colocaram as rifas à venda num quiosque em Valencia e na internet.
Venderam-nas durante um ano a um preço fixo de dez euros. Ao fim dos doze meses perceberam que tinham arrecadado 320 mil euros, por 32 mil rifas. A maior parte foi vendida a espanhóis, mas também "recebemos inúmeros telefonemas da Florida e de Inglaterra", diz Bolumar.
Nem todo o dinheiro arrecadado foi lucro por causa da manutenção da casa, publicidade e custos do concurso. Ainda assim, desta vez todos saíram a ganhar: o comprador e os vendedores que conseguiram dar a volta ao problema da casa e da crise.
"Se está a tentar vender a sua casa e não está a conseguir, esta pode ser a solução para si", diz Bolumar.