domingo, 22 de março de 2015

População de pandas gigantes está a aumentar na China - Ciência - DN

População de pandas gigantes está a aumentar na China - Ciência - DN



População de pandas gigantes está a aumentar na China
Fotografia © REUTERS/China Daily
Estudo revela que 1.864 pandas gigantes viviam na China em estado selvagem em 2013.
A população de pandas gigantes que vivem em estado selvagem na China aumentou em quase 17% em dez anos graças às medidas de conservação ambientais, informou a imprensa chinesa, ao citar um estudo oficial.
De acordo com o estudo realizado pela Administração Estatal das Florestas, 1.864 pandas gigantes viviam na China em estado selvagem em 2013, mais 268, o que equivale a um crescimento de 16,9%, explicou a agência Xinhua.
Paralelamente, o seu habitat cresceu 11,8% para 2,58 milhões de hectares.
A China contava no fim de 2013 com 375 pandas gigantes em cativeiro: 166 machos e 209 fêmeas.
Pequim leva a cabo o que a AFP descreve como "uma diplomacia do panda" que tem conhecido algum sucesso, com os animais a tornarem-se centro de atenções nos zoológicos dos países de acolhimento. Em junho de 2014, um total de 42 animais vivam em 12 países, segundo o estudo.
Os pandas selvagens vivem sobretudo nas montanhas do sudoeste da China.
Mamíferos com um código genético parecido com o dos ursos, os pandas alimentam-se exclusivamente de bambu. Pesam centenas de quilos em média e chegam a medir 1,80 metros. A sua particularidade é possuírem seis dedos.
O Fundo Mundial para a Natureza (WWF na sigla em inglês), que tem no seu logotipo um destes animais, saudou o aumento da população dos pandas gigantes.

Terra terá menos 40 por cento de água daqui a 15 anos, anuncia a Unesco - Ciência - DN

Terra terá menos 40 por cento de água daqui a 15 anos, anuncia a Unesco - Ciência - DN



Terra terá menos 40 por cento de água daqui a 15 anos, anuncia a Unesco
Fotografia © Álvaro Tavares
O estudo revela que as causas do défice de água em 2030 são o aumento da procura, a má gestão dos recursos hídricos, o aquecimento global, entre outros.
A Terra terá um défice de água de 40% em 2030 se não alterar os atuais padrões de consumo, conclui um estudo publicado hoje pela UNESCO, que pede uma melhor gestão dos recursos hídricos.
O estudo, elaborado por 31 organismos das Nações Unidas e coordenado pela agência para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), adianta que, nos últimos anos, se registaram avanços no acesso à água e saneamento, mas tensões em torno deste recurso persistem e serão mais evidentes com o aumento demográfico.
Por isso, considera a UNESCO, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para o período de 2016-2030, que irão substituir os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (2001-2015), têm de ser mais ambiciosos na proteção dos recursos hídricos.
Na atualidade, o plano da ONU acentua sobretudo a importância do acesso à água e ao saneamento.
A agência das Nações Unidas pede, por isso, que se incluam nos próximos objetivos a gestão dos recursos hídricos, a qualidade da água, a gestão das águas residuais e a prevenção de catástrofes naturais.
A água é uma fonte de desenvolvimento económico, mas este precisa frequentemente de grandes quantidades [de água], para regadios agrícolas ou para produção energética, o que justifica "um equilíbrio", explicou o principal autor do estudo, Richard Connor.
Em todo o mundo continua a haver 748 milhões de pessoas sem acesso a água potável, que são na sua maioria pobres, marginalizados e mulheres, segundo o estudo.
Os autores assinalam ainda que o setor agrícola, o que mais recursos hídricos consome, terá de aumentar a sua produção em 60 por cento até 2050, o que provocará maior tensão no acesso à água.
Crescerá também a procura de produtos manufaturados e o estudo assinala que as necessidades de água deste setor aumentarão 400 por cento durante esse período.
A este aumento da procura, soma-se a má gestão, que faz com que persistam os regadios intensivos e com que muitos lençóis de água continuem a ser contaminados pelo uso de pesticidas e produtos químicos.
Cerca de 20 por cento das águas subterrâneas do planeta estão a ser exploradas de forma abusiva, indica o estudo.
Os recursos hídricos também sofrem com o aquecimento global, que provoca maior evaporação devido ao aumento da temperatura, e com a subida do nível do mar, que afeta os aquíferos de água doce.
Todas estas pressões "podem desencadear uma competição pela água entre diferentes setores económicos, regiões ou países".
O estudo aponta ainda a existência de "uma gestão deficiente" da água que leva a que, "com frequência, se pague um preço inferior ao seu valor real" e que "não se tenha em conta na hora de tomar decisões no setor energético ou industrial".
"Os esforços levados a cabo por alguns países indicam que é possível conseguir uma melhor gestão e uma utilização mais escrupulosa dos recursos hídricos, incluindo nos países em vias de desenvolvimento", assinala o texto.
Um dos fatores de poupança de água apontado é o fomento das energias renováveis em detrimento das centrais elétricas, grandes consumidoras de água e que atualmente produzem mais de 80 por cento da eletricidade em todo o mundo.
Para este tipo de decisões, consideram os autores do estudo, é preciso que "os poderes públicos possam influenciar as decisões estratégicas que têm repercussões determinantes na perdurabilidade dos recursos hídricos".
Outro dos métodos de poupança pode resultar da introdução na agricultura de sistemas de regadio eficientes.

Perguntas e respostas. Bilderberg explicado aos mortais | iOnline

Perguntas e respostas. Bilderberg explicado aos mortais | iOnline



Pouco de oficial há para contar sobre o mais restrito e elitista clube do mundo. Sabe-se que foi fundado em meados da década de 1950 e pouco mais. Apesar disso, os Bilderberg garantem que não são uma sociedade secreta porque os lugares das reuniões e a lista de convidados são públicas. Porém, o que acontece nessas reuniões é segredo. Os convidados têm de se sujeitar à “Regra de Chatham House”, que os obriga a não revelar nomes nem contar quem disse o quê nas conferências. É claro que o sigilo é quebrado, volta e meia. Mas não tantas vezes como se poderia imaginar para um clube que já convidou milhares de personalidades para o seu megaevento anual, cuja organização ronda sempre os 2 milhões de euros. Também por isso, o que mais há para contar sobre Bilderberg são as teorias da conspiração: há quem diga que querem controlar o mundo, que inventaram os Beatles e, mais recentemente, que fabricaram a crise europeia
Que é o clube Bilderberg?
Oficialmente é uma conferência anual que tem por objectivo fomentar o diálogo entre a América do Norte e a Europa. “Não há agenda de trabalhos, não são propostas resoluções nem há declarações políticas”, explica o site oficial, que esclarece ainda que todos os anos entre 120 e 150 líderes políticos, académicos e especialistas das áreas da finança, media e indústria são convidados a participar: “Cerca de dois terços dos participantes são provenientes da Europa e os restantes da América do Norte.” Um terço são políticos e governantes e os restantes convidados dedicam-se a outras áreas.
“A conferência é um fórum de discussão informal sobre as principais tendências e assuntos do mundo”, continua o site. Porém, há quem garanta que se trata de um clube exclusivo e secreto onde são construídas conspirações e onde é decidido o futuro do mundo. Até porque só são convidados líderes políticos, banqueiros influentes, empresários milionários e donos de grandes grupos de comunicação social.
Se é só uma conferência, porque  é que se diz que é um clube?
Porque alguns participantes são frequentadores regulares e também pelo carácter secreto dos temas discutidos durante os encontros.
Quando foi fundado?
O Bilderberg existe desde 1954 e a participação portuguesa está documentada desde 1988, ano em que Francisco Pinto Balsemão foi vice--presidente da reunião anual.
O nome foi inspirado no Hotel de Bilderberg, na Holanda, local da primeira reunião. O encontro foi proposto pelo conselheiro político polaco Jósef Retinger, preocupado com o crescimento do antiamericanismo na Europa ocidental. A ideia foi proposta ao príncipe da Holanda e ao primeiro-ministro belga e a lista de convidados deveria contemplar duas pessoas por país, de diferentes posições políticas. A conferência passou a realizar-se todos os anos e Retinger foi nomeado secretário permanente.
Que outros líderes teve o clube?
Retinger foi substituído em 1960 por Erns van der Beugel, que em 1976 se afastou por causa do escândalo Lockheed, de subornos e favorecimento na compra de aviões militares. Desde 1977 o presidente das reuniões é Alec Douglas-Home, ex-primeiro-ministro britânico. Walther Scheel, ex-presidente da Alemanha, Eric Roll, ex-presidente do banco SG Warburg e Lorde Carrington, ex-secretário-geral da NATO foram outros dos presidentes.
Quantas vezes se reúne?
Uma vez por ano, em Maio ou Junho, em diferentes partes do mundo e de quatro em quatro anos nos EUA ou no Canadá.
Onde é o encontro deste ano?
Este ano, a 63.ª reunião do clube acontecerá nos Alpes austríacos, no Interalpen-Hotel Tyrol, um luxuoso hotel próximo de Telfs. O encontro decorrerá entre os dias 11 e 14 de Junho, logo a seguir à reunião do G7, que acontece na Alemanha, em Schloss Emau, a 3 quilómetros da Áustria. A operação de segurança será conjunta para os dois eventos. As autoridades austríacas já revelaram que uma zona de 30 milhas em torno do hotel estará interdita a voos.
Os convidados podem revelar o que viram e ouviram?
Não. Os participantes nos encontros têm de se sujeitar à “Regra de Chatham House”, uma espécie de regulamento que estabelece que são “livres” de utilizar a informação que receberam nas reuniões, mas não podem, porém, revelar a identidade e a afiliação dos palestrantes ou dos restantes convidados. Os organizadores defendem que o sigilo promove a livre expressão. Nas regras lê-se que “o convidado deve aparecer sozinho, sem mulher, marido ou companheiros. O pessoal de segurança não pode assistir à conferência, devendo aguardar pelos convidados em salas separadas. Os convidados estão explicitamente proibidos de dar entrevistas ou divulgar o que quer que seja que tenha acontecido nas reuniões”.
O que se discute?
Desde há uns anos, a agenda de temas é publicada no site oficial. No ano passado, por exemplo, a lista de tópicos incluía vários capítulos dedicados à crise, nomeadamente a sustentabilidade da recuperação económica ou o poder da China no tabuleiro da política e da economia. No encontro de 2013, que aconteceu no Hertfordshire, Inglaterra, o clube debateu assuntos que incluíram o cibercrime, a política externa americana, “desenvolvimentos no Médio Oriente” e “os desafios africanos” – apesar da ausência de representantes destas regiões. Há cinco anos os temas andaram à volta da reforma financeira, de segurança, energia, Paquistão, Afeganistão, aquecimento global, escassez mundial de alimentos, além do tema favorito: as relações entre a União Europeia e os Estados Unidos.
Que países participam?
Só podem participar residentes na Europa ou na América do Norte. Nas reuniões dos últimos anos estiveram representados pouco mais de 20 países.
Que personalidades actuais já passaram pelas reuniões?
Seria mais fácil dizer quem ainda não foi convidado porque a lista, ao longo dos últimos 60 anos, é extensa e engloba figuras que vão da alta finança ao mundo empresarial, passando pela politica, pela comunicação social e por organismos intergovernamentais. O presidente Obama já passou por lá, claro, tal como Bill Clinton, em 1991 – dois anos antes de ser eleito presidente dos Estados Unidos. Mario Monti, antigo primeiro-ministro de Itália, a chanceler Angela Merkel, Nubuo Tanaka, director executivo da Agência Internacional de Energia, Bill Gates, da Microsoft, ou Nicolas Beytout, editor do jornal francês “Le Figaro”, também já passaram pelas reuniões do clube. O rei de Espanha, Juan Carlos, a rainha Sofia e o príncipe Carlos foram algumas figuras da realeza que também passaram pelo encontros anuais.
E personalidades históricas?
O banqueiro e filantropo americano David Rockefeller esteve nas reuniões três anos consecutivos, entre 2008 e 2011, Margaret Thatcher foi convidada pelo menos três vezes, em 1975, 1977 e 1886. Henry Kissinger, o diplomata americano que mais influência teve na política estrangeira nos anos 60, esteve 13 vezes nas reuniões de Bilderberg. São apenas alguns exemplos.
Qual é a estrutura do clube?
Do pouco que se sabe, existirá um círculo exterior, composto por quem participa só nos encontros e não está filiado. Já o círculo interior, chamado Steering Comitte, é composto só por Bilderbergs. Existirá ainda um terceiro núcleo, mais restrito: o Advisory Comitte, constituído por nove elementos, entre os quais Giovanni Agnelli e David Rockefeller. É a partir do segundo congresso, realizado em França entre 18 e 20 de Março de 1955, em Barbizon, que a ideia de tornar estes encontros anuais vai ganhando força e surge a necessidade de criar um secretariado permanente. O presidente do clube contou durante muito tempo com a ajuda de dois secretários-gerais, um para Europa e outros para os Estados Unidos. Cabe ao Steering Comitte preparar o seminário com antecedência e definir a lista de convidados.
Quem faz parte dos comités organizadores?
Josef Ackermann, banqueiro suíço e director do Deutsche Bank, Roger C. Altman, banqueiro americano e ex-
-conselheiro das campanhas eleitorais de John Kerry e de Hillary Clinton, Francisco Pinto Balsemão, fundador da SIC e único português membro permanente, ou J. Martin Taylor, ex-deputado britânico e presidente do gigante da química e da actividade agro-alimentar Syngenta, são alguns dos 32 nomes que compõem o conselho.
Quais são as teorias da conspiração mais vezes apontadas?
O mistério é o melhor aliado das teorias da conspiração e ao longo das últimas décadas foram construídas dezenas em torno do exclusivo clube. A mais referida é que o clube pretende governar o mundo. Para o conseguir vai colocando membros em lugares-chave. Já a teoria mais recente responsabiliza Bilderberg pela crise da Europa, que terá sido provocada. Há também quem garanta que, há 50 anos, Nixon e Henry Kissinger persuadiram a China a aliar-se aos EUA. Mas há mais: o 11 de Setembro terá sido planeado pelos Bilderberg (que, para alguns, são uma seita de adoração do Diabo), que também estiveram por trás da ascensão dos Beatles e dos Rolling Stones e fizeram eclodir o caso Watergate. Enfim, um dossiê inteiro não chegaria para descrever todas as teorias de conspirações.
Há provas de que tenham influência nos destinos do mundo?
Não propriamente, apesar dos muitos rumores sobre coincidências entre temas discutidos na reunião anual e medidas posteriormente implementadas e com impacto mundial. Em 2010, o ex-
-secretário-geral da ONU Willy Claes admitiu, numa entrevista de rádio, que os participantes são na realidade obrigados a implementar as decisões que forem formuladas durante a conferência. O clube nega terminantemente que assim seja.
Quem são os principais críticos do clube?
Daniel Estulin, jornalista, investiga o clube há quase 20 anos. No livro “The True Story of the Bilderberg Group” – que terá tido dificuldades de publicação em Portugal – conta como o clube tenciona dominar o mundo.  Estulin tem-se dedicado a dar conferências um pouco por todo o mundo denunciando os objectivos dos “senhores do mundo” e garante que tem sofrido represálias. Diz que é vigiado 24h por dia por equipas de antigos agentes especiais do KGB. Também contou que uma mulher vestida de vermelho tentou seduzi-lo num hotel para depois se atirar de uma janela e o implicar num caso de homicídio. Antes disso, alguém já teria tentado matá-lo sabotando um elevador. A ele juntou-se, mais recentemente, a jornalista espanhola Cristina Martín Jiménez. No livro “O Clube Secreto dos Poderosos – os Planos Ocultos de Bilderberg”, explica como a crise europeia terá a mão do clube. Ao longo do último meio século foram publicadas dezenas de livros pouco abonatórios para Bilderberg. O primeiro foi escrito por um antigo suboficial dos serviços secretos da Marinha americana. Em “Behold a Pale Horse”, de 1964, Milton William Cooper denunciava um plano de criação de um governo global.
Como é que os bilderberg tencionam dominar o mundo, segundo as teorias da conspiração?
Daniel Estulin garante que os Bilderbergs querem subjugar o mundo a um único governo, uma única moeda, um único exército e um só sistema judicial e de educação. Tudo com o apoio da ONU – que servirá de instrumento de domínio. O poder mundial seria composto pelos “controladores”, agentes conscientes (partidos políticos) e agentes inconscientes. A dominação, explica o jornalista, é feita através da ideologia e, se necessário, com recurso ao terrorismo. Da lista de controladores constam, entre outros, o FMI, o Vaticano e a OCDE. Uma parte importante do plano passará por conseguir o comando dos países emergentes e subdesenvolvidos que detêm reservas minerais – da água ao petróleo. É aqui que entram uma série de ONG ambientalistas que, no terreno, vão desaculturando os povos e semeando a discórdia e a fome.
O euro terá sido planeado pelos bilderbegs?
Há quem garanta que sim. Nos documentos divulgados pelo Wikileaks, o clube é apontado como responsável pela construção da moeda única europeia. Essa hipótese terá sido referida nas reuniões logo na década de 1950. E o presidente Bilderberg Étienne Davignon ter-se-á até gabado de que o euro foi, de facto, uma construção do clube.
Como se defendem os bilderbergs?
Para o belga Étienne Davignon, antigo vice-presidente da Comissão Europeia, é um delírio pensar que o mundo pode ter um único comando. “Não creio que exista uma classe governante global”, respondeu em 2005 a um jornalista da BBC, justificando a reunião anual como um encontro de “pessoas influentes interessadas em conversar com outras pessoas influentes”. O ex-primeiro-ministro britânico Denis Healey, umas das presenças mais constantes nestes encontros, só tem elogios para o clube: “O Bilderberg é o grupo internacional mais útil no qual participei. A confidencialidade permite às pessoas falarem honestamente, sem medo das repercussões.

segunda-feira, 16 de março de 2015

Best: Qual é o melhor dia para atestar o depósito do automóvel? - Energia - Jornal de Negócios

Best: Qual é o melhor dia para atestar o depósito do automóvel? - Energia - Jornal de Negócios



Muitos portugueses só enchem o depósito do automóvel quando precisam de combustível, mas outros procuram fazê-lo só a determinados dias da semana. Há vantagem? Há. Os preços variam. O Best diz-lhe qual é o melhor dia para atestar.
Abastecer o depósito do automóvel a uma segunda, terça, quarta-feira ou no fim-de-semana. Há diferença? Há, diz o Best. Os preços dos combustíveis não são iguais em todos os dias da semana e, refere o banco de investimento, é possível obter poupanças relevantes no valor a pagar na "bomba" se acertar nos dias mais baratos. E há diferença no dia mais barato da gasolina e do gasóleo.

"Para os condutores com veículos a gasóleo ou para os que abastecem com gasolina 95, o melhor dia para se deslocar à bomba é o sábado. No caso de abastecer com gasolina 98, aí o melhor dia é à quarta-feira", diz o Best, após realizar uma análise à evolução do preço médio dos combustíveis praticados em Portugal Continental desde 2014 que lhe permitiu constatar que "os preços, em média, registaram as maiores subidas às segundas e quintas e as maiores descidas aos sábados".

Ao sábado, refere o banco de investimento em comunicado, "foi possível constatar que os preços do gasóleo, em média, registaram uma descida de 0,36% face aos valores de sexta-feira, o mesmo acontecendo nos preços da gasolina 95. Já na gasolina 98 os preços registaram descidas diárias mais expressivas às terças-feiras e aos sábados. Contudo, o preço médio foi inferior às quartas-feiras".

"Por sua vez, em termos de subida de preços, os maiores incrementos ocorreram à segunda-feira e à quinta-feira", diz o Best. "A subida média do preço do gasóleo às segundas-feiras foi de 0,28%, enquanto a gasolina 95, que foi a que mais subiu face ao dia anterior, registou um aumento médio de 0,31%", conclui a análise do banco de investimento.

'Lista VIP' de contribuintes revelada em ação de formação - Dinheiro Vivo

'Lista VIP' de contribuintes revelada em ação de formação - Dinheiro Vivo



Os últimos dias têm ficado marcados pela polémica sobre a existência de uma alegada "lista VIP" de contribuintes. Governo e Autoridade Tributária continuam a negar. Um dos sindicatos assegura que o documento existe. O Dinheiro Vivo ouviu a história de Luís Santiago, uma das pessoas que assistiram à formação para novos inspetores.
20 de janeiro de 2015. Estavam "mais de 300 pessoas no auditório da Torre do Tombo, da parte da manhã". A formação falava sobre "conduta ética. Aexpressão "lista VIP" surgiu através de Vítor Lourenço, o formador desta sessão.
Uma lista que "permite controlar os acessos" aos dados de determinados contribuintes, como explica Luís Santiago, em conversa telefónica com o Dinheiro Vivo. "Em dois minutos o departamento central consegue saber quem acedeu a estes dados", detalha o inspetor estagiário da AT. Uma lista em que "o nome do primeiro-ministro [Pedro Passos Coelho] foi dado como exemplo". Até janeiro "já teriam sido abertos 20 processos de averiguação", acrescenta, citando Vítor Lourenço.
Vítor Lourenço é o responsável pela Divisão de Acompanhamento de Resultados, Planeamento e Apoio Técnico (DARPAT), que responde diretamente à Direção de Serviços de Auditoria Interna (DSAI). Um departamento que reporta diretamente ao Diretor Geral dos Impostos, Brigas Afonso, que sucedeu a Azevedo Pereira em julho de 2014, à frente da Autoridade Tributária (AT), conforme explica o organograma da entidade.
Governo continua a negar a existência desta lista. Ainda assim, durante esta segunda-feira, o Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, não descartou a realização de uma auditoria a este caso, em resposta ao Observador.
denúncia foi feita no início de março pelo Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, que diz receber diariamente contactos de contactos de trabalhadores do fisco a pedir ajuda depois de serem notificados por terem consultado dados de contribuintes "famosos".
O presidente, Paulo Ralha, recordou na mesma altura à TSF que osprimeiros processos nasceram contra trabalhadores que consultaram os dados fiscais de Pedro Passos Coelho. Paulo Ralha admitiu "uma coincidência temporal. Este tipo de pressão sobre os trabalhadores foi implementada quando surgiu uma notícia sobre o primeiro-ministro e a Tecnoforma", acrescentou a 6 de março.
O sindicato mencionou ainda uma "pressão" clara sobre os funcionários do fisco, que condiciona as inspeções feitas e tem fortes sinais de que existe uma espécie de lista VIP de contribuintes 'especiais'. Asalegadas pressões terão surgido numa formação para 300 inspetores do fisco, onde foi explicado que "todos os nomes dessa bolsa que fossem acedidos levariam à chamada do funcionário para que se justificasse". Mais recentemente, e na sequência destes processos, Paulo Ralha pediu a intervenção do Provedor de Justiça.


Tal como Dinheiro Vivo já noticiou em 2014 foram instaurados pela AT 137 processos disciplinares e de inquérito (contra 125 em 2013), incluindo aqui os 27 que na ocasião já tinham sido instaurados por consulta de dados de Passos Coelho.

sexta-feira, 13 de março de 2015

Maior lua de Júpiter tem um oceano salgado maior do que os oceanos da Terra juntos - Ciência - DN

Maior lua de Júpiter tem um oceano salgado maior do que os oceanos da Terra juntos - Ciência - DN



Ganimedes fotografada pela sonda Galileu
Ganimedes fotografada pela sonda GalileuFotografia © Wikimedia Commons
O oceano tem uma profundidade de cem quilómetros, sob uma crosta de 150 quilómetros formada essencialmente por gelo.
Ganimedes, a maior lua de Júpiter e do sistema solar, tem um vasto oceano de água salgada debaixo da espessa crosta gelada e maior do que todos os oceanos da Terra juntos, foi hoje revelado.
As conclusões, que se baseiam nas observações do telescópio espacial Hubble, das agências espaciais norte-americana NASA e europeia ESA, confirmam o que os cientistas suspeitavam anteriormente.
"Um oceano profundo, sob a crosta gelada de Ganimedes, abre ainda mais possibilidades quanto à existência de vida para além da Terra", afirmou John Grunsfeld, responsável pela investigação na NASA, defendendo que a descoberta marca "uma etapa significativa".
Para o diretor da divisão de ciência planetária da NASA, Jim Green, este oceano "comunicou" com a superfície do satélite natural num passado longínquo.
Segundo os investigadores, o oceano tem uma profundidade de cem quilómetros, dez vezes maior do que a dos oceanos da Terra juntos, e está sob uma crosta de 150 quilómetros formada essencialmente por gelo.
Desde a década de 70 que os estudiosos de planetas suspeitavam, com base em modelos de estudo de grandes luas, que Ganimedes, descoberta em 1610 pelo astrónomo Galileu, poderia ter um oceano, lembrou um dos principais autores da investigação hoje divulgada, Joachim Saur, da Universidade de Colónia, na Alemanha.
As novas observações com o Hubble, a partir de raios ultravioleta, permitiram detetar e estudar as auroras nas regiões polares de Ganimedes, que, como as da Terra, são provocadas pelo campo magnético.
Ganimedes está sob influência do campo magnético de Júpiter, planeta gasoso do qual está próxima e que é o maior do sistema solar. Cada vez que o campo magnético de Júpiter muda, as auroras sobre Ganimedes também se alteram.
Observando o movimento das auroras, os cientistas conseguiram determinar a existência de um vasto oceano salgado debaixo da camada de gelo, que afeta o campo magnético do satélite de Júpiter.
Uma vez que a água salgada é condutora de eletricidade, o movimento do oceano influencia o campo magnético.
Ganimedes possui um diâmetro de 5.262 quilómetros, sendo, por isso, maior do que Mercúrio (4.879 quilómetros).
A existência de um oceano líquido sob uma camada de gelo já foi confirmada em Europa, outra das quatro maiores luas de Júpiter.
Recentemente, a NASA anunciou o envio de uma missão robótica para Europa, considerada, por um dos responsáveis científicos da agência espacial, Robert Pappalardo, como um dos lugares do Sistema Solar onde há maior probabilidade de ser encontrada vida.
O cientista explicou que a maior Lua de Júpiter tem uma crosta de gelo relativamente fina, sob a qual existe um oceano líquido em contacto com rochas profundas, é geologicamente ativa e é bombardeada por radiações que criam oxidantes e formam, ao misturarem-se com a água, uma energia ideal para alimentar a vida.
Na quarta-feira, a revista Nature noticiou a descoberta, por parte de investigadores norte-americanos, de que Encelado, uma Lua de Saturno, tem uma atividade hidrotermal, o que abre a possibilidade da existência de vida.
Os peritos analisaram os dados enviados pela sonda Cassini, da NASA/ESA, que revelaram poeiras de rocha ricas em silício ejetadas por geiseres (nascentes em erupção que lançam jatos de água quente e vapor).

domingo, 8 de março de 2015

Quando a ciência não se entende - Ciência - DN

Quando a ciência não se entende - Ciência - DN



Quando a ciência não se entende
Fotografia © Leonel de Castro/Globalimagens
Leite faz bem, mal ou ambos? Os avanços da ciência nem sempre contribuem para desmontar os mitos. Leia os exemplos de oito estudos sobre comida que foram arrasados pelos que vieram a seguir.
Talvez possa ser exagero, mas não passa despercebido aos consumidores mais atentos: parece que todos os dias há um novo estudo sobre um alimento ou uma bebida que, afinal, faz bem à saúde. Ou mal. Ou ambas, se consumido sem moderação.
A verdade é que, muitas vezes, os avanços da ciência podem ser um verdadeiro quebra-cabeças para quem quer fazer as escolher certas em termos de alimentação. Se há duas décadas o leite era inegavelmente o melhor alimento para aumentar as reservas de cálcio, hoje os especialistas dividem-se e aumentam as intolerâncias à lactose. E este não é o único caso.
Mashable recolheu oito exemplos de alimentos que, a certa altura, foram considerados prejudiciais pelos especialistas, mas que entretanto voltaram à lista dos "alimentos saudáveis" porque novos estudos - que praticamente "cancelaram" as conclusões dos anteriores - lhes devolveram o estatuto e permitiram recuperá-los do seu estado de desgraça.
Ovos. Em 2012, um estudo do Centro de Prevenção e Pesquisa sobre a Aterosclerose, considerava o consumo de ovos um fator de risco para as pessoas com doenças cardiovasculares. Só queum outro estudo do mesmo ano contrariava esta tese, alegando que comer um ovo diariamente não faria sequer aumentar o risco de enfarte. E agora?
Café. Todos os anos sai um novo estudo sobre os efeitos benéficos ou nocivos da cafeína. Em 2007, um estudo mostrava que o consumo de café podia ser prejudicial para o controlo dos níveis de glucose no sangue dos diabéticos do tipo 2. Já em 2014, a escola de Saúde Pública de Harvard veio demonstrar que quem aumentasse o consumo de café ao longo de quatro anosconseguiria reduzir o risco de contrair diabetes tipo 2 em 11%.
Vinho tinto. Não nos cansamos de ouvir falar das maravilhas da dieta mediterrânica e de como um copo de vinho à refeição até pode ser saudável, devido aos seus antioxidantes. E um estudo feito em 1996 demonstrava mesmo que o vinho era a bebida alcoólica capaz de reduzir o risco de doença cardiovascular. No entanto, um outro estudo publicado em 2014, que seguiu ao longo de nove anos a saúde de 800 pessoas, assegurava que era tudo falso. Alguma informação a reter?
Leite. O melhor a combater a osteoporose, um aliado para ossos fortes. Ou não? Aparentemente, importa se é homem ou mulher. Em 1997, os cientistas chegaram à conclusão de que o aporte de cálcio não reduzia o risco de fraturas ósseas nos homens.
Carnes vermelhas. É quase, quase consensual que devemos reduzir o consumo de carnes vermelhas. Mas uma universidade australiana chegou à conclusão de que a falta de carne na dieta das mulheres estava ligada a um aumento da depressão e da ansiedade, mesmo que outros estudos - inclusivamente de 2013 - insistam que a carne vermelha é prejudicial para a saúde,elevando até o risco de contrair diabetes do tipo 2.
Chocolate. Tal como o vinho tinto, o chocolate é propalado como alimento benéfico no que aos antioxidantes diz respeito. Umestudo de 2014 refere que as pessoas que consomem chocolate preto têm menor risco de ter diabetes porque ganham maior sensibilidade à insulina. Mas o mesmo estudo, antes citado, que dizia que o vinho tinto não tinha qualquer efeito no controlo das doenças cardiovasculares, aplica o mesmo princípio ao chocolate e retira-lhe qualquer propriedade benéfica.
Frutos secos. É suposto incluir frutos secos num regime alimentar saudável? O Mashable dá-lhe a resposta mais sincera: não sabemos. São ricos em calorias mas, se consumidos com moderação, auxiliam no controlo do peso, diz-se. O problema é que um estudo de 2005, que seguiu 90 pessoas que consumiram frutos secos ao longo de seis meses e que depois os excluíram da sua dieta ao longo de outros seis, refere simplesmente que estes adultos ganharam peso enquanto comiam os frutos secos e perderam peso quando pararam. Pois.
Batatas. Não falemos da versão frita, que é consensualmente considerada muito pouco benéfica. Aliás, em 2011, aUniversidade de Harvard considerou a batata um dos alimentos mais perigosos para o perímetro abdominal, após ter seguido ao longo de 12 anos a dieta de cerca de 120 mil profissionais de saúde. Só que em 2013 é possível encontrar uma pesquisa que considera a batata um dos vegetais mais nutritivos, devido aos níveis de fibra e potássio. E este mesmo estudo dirige-se aos profissionais que trabalham nas cantinas escolares, procurando auxiliá-los na construção de ementas saudáveis para os alunos.

quarta-feira, 4 de março de 2015

Director da Segurança Social de Lisboa detido por suspeitas de corrupção - Justiça - Jornal de Negócios

Director da Segurança Social de Lisboa detido por suspeitas de corrupção - Justiça - Jornal de Negócios



A Polícia Judiciária fez esta quarta-feira cinco pessoas por suspeitas de corrupção. Um director e um chefe de serviços do centro distrital de Lisboa da Segurança Social estão entre os detidos.
A Polícia Judiciária fez esta quarta-feira, 4 de Março, cinco detenções por suspeitas de corrupção, avança o Correio da Manhã. Em causa estão um director e um chefe de serviço do centro distrital de Lisboa da Segurança Social, um advogado e dois técnicos oficiais de contas.

Os responsáveis da Segurança Social são suspeitos de vender falsas declarações a dezenas de empresários, a atestar que as respectivas empresas não têm dívidas para com a Segurança Social, de modo a que as empresas se possam apresentar de forma fraudulenta a concursos públicos, revela o Correio da Manhã.

O jornal adianta que estão a decorrer ainda várias buscas, no âmbito de mais de 50 buscas levadas a cabo por 80 inspectores Polícia Judiciária.

Prazo para pedir benefício do IMI alargado até final de março - Dinheiro Vivo

Prazo para pedir benefício do IMI alargado até final de março - Dinheiro Vivo



Foi alargado até 31 de março o prazo para solicitar a redução em 50% do IMI dos imóveis (terrenos e construções) afetos exclusivamente à produção de energias renováveis.
Este tipo de isenção foi criado com a reforma da fiscalidade verdade, que entrou em vigor em janeiro de 2015. O facto de se tratar de uma novidade levou a que fosse alargado o prazo para os proprietários avançarem com o pedido de reconhecimento do benefício.
Em causa está a uma redução da taxa do Imposto Municipal sobre os Imóveis para os prédios urbanos destinados à produção de energia a partir de fontes renováveis.
A redução em 50% do IMI inicia-se no ano em que se verificar a afetação exclusiva do imóvel para a produção de energia a partir de fontes renováveis. Ou seja, se essa afetação se verificar em 2015, o benefício em sede de IMI será sentido em 2016.


Esta redução do IMI é concedida a terrenos não destinados a construção ainda que situados em aglomerado urbano, prédios rústicos, edifícios ou construções licenciadas para outros fins que não habitacionais, comerciais ou industriais e outros que não estejam licenciados mas que também não se destinem a estas utilizações.

Saiba como baixar a fatura do IRS - Dinheiro Vivo

Saiba como baixar a fatura do IRS - Dinheiro Vivo



Os contribuintes que, em 2014, tiveram apenas rendimentos de pensões e/ou de trabalho dependente podem começar hoje a entregar a declaração do IRS, na versão em papel.
E devem mencionar as despesas realizadas (mesmo que não constem do portal e-fatura) de modo a aumentar o reembolso ou diminuir o imposto que haja (ainda) a pagar. Em abril, arrancam as declarações pela Internet.
Saúde
Continua a ser possível deduzir ao IRS 10% dos gastos com saúde até ao limite de 838,44 euros por agregado. Este tecto é majorado nas famílias com três ou mais dependentes mas abrange apenas as despesas sujeitas à taxa de IVA de 6%.
Educação
As despesas de educação e formação dos contribuintes e dependentes podem também ajudar a baixar a conta do IRS. O Fisco aceita 30% dos valores gastos com mensalidades de creches e colégios, manuais e material escolar, explicações ou alimentação escolar. Os computadores deixaram de ter benefício fiscal próprio, mas são dedutíveis como despesa de educação. No total, a administração fiscal atribui um máximo de 760euro euros por agregado, valor que é mais elevado nos agregados com 3 ou mais filhos.
Lares
As Finanças aceitam que as famílias com ascendentes a cargo (com um rendimento inferior ao salário mínimo nacional) deduzam ao IRS 25% dos encargos com lares ou apoio domiciliário. O máximo elegível é de 403,7 euros - quando a conta atinge os 2015 euros.
PPR e seguros
As aplicações em PPR continuam a poder ser usadas para baixar o IRS, mas o limite previsto (entre 300 e 400euro euros) é apenas teórico, já que em 2012 foi criado um limite global para os benefícios, que oscila entre 100 e 60euro euros, consoante o escalão de rendimento. Em 2014, os prémio de seguro de vida passaram a poder ser usados apenas pelas pessoas portadoras de deficiência e por pessoas com profissões de desgaste rápido, sendo admitidos 25% dos custos com prémios.
Pensões
Os pais que pagam pensões de alimentos podem usar 20% do valor até ao máximo de 419,22 euros por mês para abater ao imposto. A reforma do IRS trará mudanças a este nível, mas este ano as regras são as mesmas que vigoraram em 2013.
Casa
Quem vive em casa arrendada pode abater 15% do valor pago até ao limite de 414 euros. É um dos casos raros de mudança face às regras em vigor em 2013 - quando o limite rondava os 502 euros. São ainda dedutíveis 15% dos juros com empréstimos para compra de casa ou obras de recuperação até ao máximo de 296 euros, desde que os contratos de crédito tenham sido assinados até 31 de dezembro de 2011.
IVA
O benefício fiscal que permite usar 15% do IVA gasto nos restaurantes e hotéis (em despesas que estejam associadas a estadas), cabeleireiros e oficinas mantém-se operacional e tem a vantagem de não "contar" para o limite global dos restantes benefícios e deduções à coleta. Cada agregado pode, assim, deitar mão de até um máximo de 250 euros, desde que durante o ano tenha pedido faturas com NIF.
Senhorios
Os senhorios podem continuar a optar por sujeitar as rendas a uma taxa autónoma de 28% (que incide sobre o rendimento depois de deduzidas as despesas de condomínio, de conservação ou do IMI) ou englobá-las ao restante rendimento. Neste caso, é obrigatório juntar outros rendimentos, como juros de depósitos ou dividendos. Mas, e esta é uma das poucas novidades deste ano, já não será exigida a declaração que tinha de ser passada pelos bancos até 31 de janeiro de cada ano. Englobamento pode ser mais vantajoso para quem tem rendimentos de pensões ou trabalho de valor reduzido.
Datas


Esgotado ao prazo para as declarações em papel (a 31 de março), chegam, em abril, as entregas pela Internet para os rendimentos das categorias A (trabalho dependentes) e H(pensões). Em maio é a vez de acertarem as contas com o fisco todos aqueles que em 2014 tiveram outro tipo de rendimentos (rendas, por exemplo) ou que passaram recibos verdes. Para os trabalhadores independentes, o cálculo da sobretaxa de 3,5% é depois apurado com base nesta declaração.