segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Presidente e vogal do IGCP com salários superiores ao de Passos - Dinheiro Vivo

Presidente e vogal do IGCP com salários superiores ao de Passos - Dinheiro Vivo

Certificados com,taxas de juro mais altas
João Moreira Rato

O presidente do IGCP, João Moreira Rato, deverá receber um salário de quase 300 mil euros anuais, uma verba superior à do primeiro-ministro, avança hoje o Correio da Manhã. Também a vogal do IGCP, Cristina Casalinho, auferirá um vencimento superior ao de Passos.
O diário recorda que os gestores do IGCP gozam de um regime remuneratório de exceção, baseado na sua conversão em empresa pública, com os gestores a poderem optar pelo salário médio dos últimos três anos.
Os ordenados dos gestores são então fixados pelo ministro das Finanças que, no entanto, se escusou a comentar os valores, como já havia feito a 10 de setembro.
Passos Coelho havia já recusado responder a um requerimento do PS sobre o assunto, afirmando que "a responsabilidade não era dele, mas do ministro das Finanças", segundo Carlos Zorrinho, líder da bancada parlamentar socialista.
O PS apresentou, então, um requerimento a Vítor Gaspar, sem ter conseguido obter resposta do ministro das finanças.
João Moreira Rato, de 41 anos, era diretor executivo do norte-americano Morgan Stanley desde 2010, até se tornar presidente do IGCP. Trabalhou, também, no Goldman Sachs e na Lehman Brothers.
Já Cristina Casalinho, de 44 anos, foi economista-chefe do BPI antes de ser nomeada vogal do IGCP. Trabalhou também no Gabinete de Estudos do Departamento de Estatísticas do Banco de Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário