sexta-feira, 12 de outubro de 2012

'Curiosity' encontra em Marte rocha similar às da Terra - Ciência - DN

'Curiosity' encontra em Marte rocha similar às da Terra - Ciência - DN

Pedra 'Jake Matijevic' encontrada pelo 'Curiosity'
Pedra 'Jake Matijevic' encontrada pelo 'Curiosity' Fotografia © NASA/Reuters
 
Novas atualizações fornecidas pela NASA informam que o 'robô' 'Curiosity' encontrou, em Marte, uma rocha com características similares às rochas vulcânicas encontradas na Terra.
A NASA deu o nome de "Jake Matijevis" à rocha que o 'Curiosity' encontrou em Marte. Do tamanho de uma bola de futebol e em forma de pirâmide, a pedra apresenta uma composição mais variada do que o esperado e muito semelhante à de algumas pedras encontradas no interior da Terra.
VEJA AQUI O SITE OFICIAL DA NASA
A pedra 'Jake' foi a primeira analisada pelo 'Alpha Particle X-Ray Sprectrometer' e a 13ª examinada pela 'Chemistry and Camera', dois instrumentos presentes no 'robô', que é uma versão mais rápida e melhorada em relação aos que foram a Marte antes. As suas características aperfeiçoadas permitiram analisar dois pequenos pontos presentes na pedra 'Jake', o que forneceu aos cientistas uma larga base de dados de comparação para o que o 'Curiosity' vê, adianta o site oficial da NASA.
Os resultados obtidos pela análise são um exemplo da importância que a identificação das rochas representa. As composições destas pedras acaba por contar a história do planeta, o que faz da sua análise uma importante componente da missão, adianta a NASA.
Com o objetivo de avaliar se a área já ofereceu condições ambientais favoráveis à vida microbiana, os investigadores irão, ao longo da missão de dois anos, fazer uso dos dez instrumentos do 'Curiosity'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário