segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Bruxelas: recessão afectou “severamente” as PME em Portugal - Economia - PUBLICO.PT

Bruxelas: recessão afectou “severamente” as PME em Portugal - Economia - PUBLICO.PT

A recessão afectou “severamente” as Pequenas e Médias Empresas (PME) em Portugal, que representam 99,9% do tecido empresarial português, segundo dados divulgados esta segunda-feira pela Comissão Europeia.

De acordo com os resultados de um relatório do executivo comunitário, “as PME em Portugal foram severamente afectadas pela recessão”, com as microempresas (que têm menos de 10 trabalhadores e que representam 94% do total de empresas) a serem as mais atingidas.

As PME representam 99,9% do número total de empresas existentes em Portugal e 78,3% do emprego, segundo os dados de Bruxelas, divulgados no primeiro dia da Semana Europeia das PME 2012.

A Comissão Europeia salienta, no entanto, que Portugal desenvolveu iniciativas políticas importantes, nomeadamente ao nível da promoção do empreendedorismo.

No contexto europeu, “apesar da conjuntura desfavorável, as PME mantiveram-se enquanto espinha dorsal da economia europeia, representado mais de 98% das empresas, com cerca de 20,7 milhões de empresas e mais de 87 milhões de trabalhadores”, lê-se num comunicado do executivo comunitário.

Segundo as estimativas da Comissão, as PME deverão representar, em termos europeus, 67% do emprego total e 58% do valor acrescentado bruto (VAB).

Bruxelas salienta, todavia, que “as tendências nos Estados-membros são cada vez mais divergentes e, no que toca ao emprego, ainda não se registou qualquer sinal positivo”, motivo pelo qual defende a necessidade de uma “acção política decisiva que favoreça os factores determinantes do crescimento das PME”.

Na semana passada, a Comissão Europeia propôs um conjunto de acções para dinamizar a indústria, que inclui a afectação entre 10 e 15 mil milhões de euros do Banco Europeu de Investimento (BEI) em empréstimos adicionais às PME.

O objectivo da proposta do executivo comunitário para o sector é “contrariar a actual tendência descendente, passando o seu contributo para o PIB [Produto Interno Bruto] da UE [União Europeia] dos 15,6% registados presentemente para 20% até 2020”, segundo um comunicado divulgado na altura.

Em Portugal, o Governo pretende negociar com o Banco Europeu de Investimento uma linha de financiamento de PME, que dará prioridade aos sectores de bens e serviços transaccionáveis, segundo uma versão preliminar da proposta de lei do Orçamento do Estado para 2013, a que a agência Lusa teve acesso.

A proposta de Orçamento do Estado para 2013 é entregue esta segunda-feira na Assembleia da República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário